A Amadeus contratou a agência Northstar para entender o complexo comportamento dos viajantes. O relatório “Traveler Tribes 2033” foi elaborado por meio de uma pesquisa extensa, que envolveu 22 especialistas de diferentes áreas, tanto dentro quanto fora do setor de viagens. Posteriormente, foram entrevistados 10.345 viajantes de 15 países, totalizando a coleta de 5,84 milhões de pontos de dados. Esses resultados permitem explorar questões importantes sobre como será o futuro das viagens em 2033, como os viajantes responderão aos desenvolvimentos futuros, se essa resposta será consistente e universal, quem são as Tribos de Viajantes de 2033 e para onde estamos indo a partir daqui.
O resultado identificou quatro Tribos de Viajantes distintas, cada uma com suas próprias características e comportamentos únicos. Os “Experiencialistas Empolgados” (Excited Experientialists) são viajantes com renda média a alta e poucos compromissos, que têm uma abordagem de vida de “experimentar e ver” e estão bem posicionados para explorar o mundo. Já os “Memory Makers” valorizam as pessoas e as experiências de viagem, mas com menos foco na sustentabilidade. Os “Travel Tech-fluencers” são jovens viajantes de negócios que viajam em busca de oportunidades e possuem uma renda modesta, mas confiam que ela aumentará no futuro. Por fim, os “Desbravadores Pioneiros” (Pioneering Pathfinders) possuem uma renda acima da média e buscam uma vida progressiva e acelerada, sempre em busca de novas aventuras.
Essas Tribos de Viajantes são uma representação do que podemos esperar do futuro das viagens e como as empresas do setor podem se adaptar para atender às necessidades de cada uma delas. Com essas informações, as empresas de turismo podem oferecer opções personalizadas e experiências autênticas para atender às expectativas dos viajantes de 2033.
Referente à inovação tecnológica, o relatório apresenta que a tecnologia tornará as viagens mais suaves através de super apps, biometria, tecnologias touchless, realidade virtual e maior automação em toda a experiência do viajante.
O relatório também alerta que a Inteligência Artificial permitirá avanços na manutenção preditiva de transporte e processos automatizados. Também informa que os aviões serão equipados com sistemas capazes de prever quando precisam de manutenção usando IA. Também alegam que, com os avanços na inteligência artificial, as áreas de segurança serão automatizadas, necessitando assim de menos funcionários. Outra funcionalidade será a redução de filas tanto para a alimentação quanto para o duty-free.
É essencial que as empresas do setor de turismo estejam atualizadas com essas tendências tecnológicas para oferecerem serviços inovadores e satisfatórios aos seus clientes, o que é uma das prioridades do Programa INOVATUR em Santa Catarina, buscando fortalecer o turismo no estado e contribuir para o desenvolvimento sustentável. Para verificar o relatório completo, acesse o site da Amadeus.
Fonte: Amadeus (2023)