Inovatur

Abraçando a transformação digital

Atualmente, os hóspedes de hospedagem estão buscando cada vez mais conveniência e valor durante suas viagens. Por isso, a demanda por ferramentas inovadoras que permitam aos clientes conduzir suas próprias experiências de viagem, hospedagem e refeições tem aumentado significativamente. Essas ferramentas incluem o autoatendimento, transações sem contato, aplicativos de mensagens, entrega de comida, pedidos e pagamentos móveis, entre outros recursos. Com isso, as empresas do setor de hospitalidade precisam abraçar a transformação digital para atender às expectativas dos clientes e proporcionar experiências mais personalizadas e satisfatórias.

Os pesquisadores Dr. Daniel Connolly, Jungsun Kim e Robert Firpo-Cappiello publicaram na Hospitality tech relevantes conclusões sobre uma pesquisa realizada com consumidores sobre tecnologia na hotelaria. Eles questionaram os consumidores sobre qual era o recurso tecnológico de maior relevância na sua decisão de selecionar um hotel em vez de outro. Como resultado, eles apontaram que 91% consideram o Wi-Fi como o principal recurso, seguido de comentários/revisões positivas em website (83%) e habilidade de fazer check-in e check-out utilizando dispositivos móveis. Também, em menor porcentagem, apareceram como resultados a assinatura digital (41%), realidade virtual (18%) e o uso de robôs de atendimento (16%).

Um segundo questionamento foi sobre a importância de recursos móveis fornecidos pelos hotéis. Quase unanimemente (82%), alegaram que gostariam de que aplicativos ou sites tivessem a funcionalidade de mudar a reserva ou itinerário via dispositivo móvel, de escolher quartos específicos de hotéis (79%), receber cupons de desconto (71%), solicitar serviços, como por exemplo, toalhas extras ou travesseiros (70%). Também em menor proporção apareceram chaves móveis (54%), troca de mensagens com chatbots (46%) e integração entre o dispositivo móvel com outros aparelhos, como por exemplo a televisão.

Outra questão se refere a baixar o aplicativo do hotel. Sabe-se que existe uma barreira do consumidor em baixar mais um aplicativo, portanto a ideia aqui é identificar formas para fazer com que o hóspede faça esse download. Os hóspedes responderam que seriam incentivados a baixar um aplicativo do hotel caso oferecessem Wi-Fi gratuito (81%), oportunidade de receber ofertas promocionais, como por exemplo, drinks de boas-vindas ou descontos na próxima visita (72%), acesso às instalações/comodidades, por exemplo, spa (64%) e receber pontos de programas de fidelidade (63%). Quanto à disposição do hóspede em pagar mais por mais recursos de tecnologia na hospedagem, a pesquisa apontou que poucos estariam dispostos a pagar.

Esse resultado é bastante esclarecedor, pois apesar de não ser unanimidade, novas categorias de tecnologias têm sido apontadas como preferências pelos consumidores. No entanto, cabe salientar que, apesar de verem como um diferencial, os hóspedes não estão tão dispostos a pagar diferenças altas de preço por essas comodidades. O resultado completo da pesquisa você encontra no site  Hospitalitytech.

Essa pesquisa vai ao encontro dos objetivos do programa INOVATUR. Como mencionado, os hóspedes estão cada vez mais buscando por inovações tecnológicas durante suas viagens, e o setor de hospitalidade precisa abraçar a transformação digital para atender às expectativas dos clientes e proporcionar experiências mais personalizadas e satisfatórias. O programa INOVATUR tem como objetivo justamente fomentar o desenvolvimento e a aplicação de novas tecnologias no setor de turismo em Santa Catarina, buscando aumentar a competitividade e a qualidade dos serviços oferecidos aos turistas. 

Fonte: Hospitality Tech