Inovatur

A relação do turismo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Desde sua concepção, vários governos adotaram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, juntamente com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A Organização Mundial do Turismo (OMT) elaborou um documento apresentando maneiras pelas quais o turismo pode contribuir para alguns desses objetivos. De acordo com a OMT, o Turismo Sustentável está intimamente ligado à Agenda 2030, mas para alcançar essa agenda é necessária uma estrutura de implementação clara, financiamento adequado e investimento em tecnologia, infraestrutura e recursos humanos. Vamos ver os exemplos que a OMT apresentou sobre como o turismo pode contribuir para cada um dos 17 objetivos:

  • Objetivo 1 (Erradicação da pobreza): Como um dos setores que mais cresce globalmente, o turismo sustentável tem a capacidade de promover o crescimento e o desenvolvimento econômico. Seu impacto no nível comunitário é capaz de reduzir a pobreza e promover o empreendedorismo e o empoderamento de grupos.
  • Objetivo 2 (Fome zero): O turismo pode ajudar na promoção da produção, utilização e comercialização dos produtos locais em destinos turísticos. Por meio do agroturismo, a atividade agrícola pode ser estimulada, já que ele pode ser utilizado como um complemento de renda nessas atividades.
  • Objetivo 3 (Saúde e bem-estar): Nessa categoria, a OMT afirma que o turismo pode ter um efeito indireto na saúde e no bem-estar por meio das receitas provenientes do turismo e reinvestidas nos serviços de saúde e cuidados.
  • Objetivo 4 (Educação de qualidade): O turismo pode auxiliar nesse objetivo, já que o setor pode oferecer incentivos para investir em educação e treinamento vocacional, além de auxiliar na qualificação profissional, padrões e certificações.
  • Objetivo 5 (Igualdade de gênero): Segundo a OMT, o turismo é um dos setores com a maior parcela de mulheres empregadas e empreendedoras. Ele pode ser usado como forma de empoderar as mulheres e ser uma ferramenta para que elas exerçam todo o seu potencial, auxiliando-as a se engajar e liderar em todos os aspectos da sociedade.
  • Objetivo 6 (Água potável e saneamento): Para a OMT, o turismo pode desempenhar um papel crucial na obtenção de acesso à água, segurança, higiene e saneamento para todos.
  • Objetivo 7 (Energia limpa e acessível): O setor de turismo requer uma enorme quantidade de energia. Dessa forma, ele pode fazer parte da mudança da energia tradicional para a renovável e aumentar sua participação no mix global de energia. Entre as formas que o turismo pode contribuir estão a redução de emissões de gases de efeito estufa, a mitigação das mudanças climáticas e a contribuição para soluções energéticas inovadoras, tanto nas áreas urbanas como nas áreas regionais e remotas.
  • Objetivo 8 (Trabalho decente e crescimento econômico): Atualmente, o turismo é uma das forças motrizes do crescimento econômico global. Segundo dados da OMT, um em cada onze empregos em todo o mundo vem do turismo. Cabe ao setor elaborar e implementar políticas para promover o turismo sustentável que crie empregos e promova a cultura e os produtos locais.
  • Objetivo 9 (Indústria, inovação e infraestrutura): O turismo depende do desenvolvimento de uma boa infraestrutura, tanto pública quanto privada. Também é importante salientar que um ambiente inovador é crucial para o turismo. Dessa forma, o setor pode incentivar os governos locais a atualizar a infraestrutura e modernizar suas indústrias, com o intuito de torná-las mais sustentáveis e eficientes.
  • Objetivo 10 (Redução das desigualdades): O turismo é capaz de contribuir tanto para a renovação urbana quanto para o desenvolvimento rural, reduzindo assim desequilíbrios regionais.
  • Objetivo 11 (Cidades e comunidades sustentáveis): Se uma cidade não é boa para seus residentes, certamente não será para os turistas. Dessa forma, o turismo tem o potencial de promover a melhoria da infraestrutura urbana e a acessibilidade universal, bem como auxiliar na regeneração de áreas em decadência e preservar o patrimônio cultural e natural.
  • Objetivo 12 (Consumo e produção responsáveis): Para a OMT, quando o setor de turismo adota práticas sustentáveis de consumo e produção, ele pode desempenhar um papel significativo na aceleração da mudança global em direção à sustentabilidade. Dessa forma, é crucial para o setor o desenvolvimento e a implementação de ferramentas capazes de monitorar os impactos do desenvolvimento sustentável para o turismo.
  • Objetivo 13 (Ação contra a Mudança Global do Clima): As mudanças climáticas afetam diretamente o turismo. Portanto, é do próprio interesse do setor desempenhar um papel de liderança global na resposta às mudanças climáticas. Reduzir o consumo de energia e mudar para fontes de energia renováveis são exemplos de como o turismo pode contribuir com esse objetivo.
  • Objetivo 14 (Vida na Água): Um dos principais tipos de turismo é o costeiro. Dessa forma, o turismo deve fazer parte da Gestão Integrada da Zona Costeira, com o intuito de ajudar a conservar e preservar os ecossistemas marinhos e servir como veículo para promover uma economia azul.
  • Objetivo 15 (Vida Terrestre): Diversos turistas viajam para conhecer paisagens majestosas, florestas intocadas e patrimônios naturais. O turismo sustentável pode desempenhar um papel não apenas na conservação e preservação da biodiversidade, mas também no respeito aos ecossistemas terrestres.
  • Objetivo 16 (Paz e Justiça): O turismo tem como característica ser multicultural e inter-religioso. Ele se beneficia diretamente de lugares que envolvem as comunidades locais, que fornecem uma fonte de subsistência, fortalecem identidades culturais e estimulam atividades empreendedoras. Sendo assim, o turismo ajuda a impedir que a violência e o conflito criem raízes e consolida a paz em sociedades pós-conflito.
  • Objetivo 17 (Parcerias e Meios de Implementação): O turismo, por ser um setor intersetorial, tem a capacidade de fortalecer diversas parcerias públicas e privadas. De acordo com a OMT, essa cooperação é a base central para o desenvolvimento do turismo, bem como para uma maior conscientização sobre o papel do turismo na entrega da Agenda de Desenvolvimento.

O Programa INOVATUR, iniciativa que busca fomentar o turismo inovador e sustentável, tem como um de seus objetivos contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Segundo o portfólio Inovatur, que apresenta as iniciativas contempladas pelo programa, até o momento, as propostas mais aderentes aos ODS foram aquelas relacionadas ao objetivo 3 (Saúde e bem-estar), objetivo 8 (trabalho decente e crescimento econômico), objetivo 9 (indústria e infraestrutura), objetivo 10 (redução das desigualdades), objetivo 12 (consumo e produção responsáveis) e objetivo 17 (parcerias e meios de implementação). O INOVATUR se posiciona como uma importante iniciativa para impulsionar o turismo sustentável e contribuir para a promoção do desenvolvimento socioeconômico de forma responsável e consciente.

Fonte: Organização Mundial do Turismo (2023)